Corrupção Brasileira: Causa ou Consequência?


Corrupção Brasileira: Causa ou Consequência?

O quadro geral da corrupção no Brasil é simplesmente trágico, com tendência a se tornar permanente e ser considerado natural e próprio do “sapiens brasileiro”. Mas, resta saber se a corrupção é a causa da instabilidade das instituições públicas ou sua consequência. Será a causa da enorme quantidade de leis ameaçadoras e corretivas (nunca efetivamente punitivas) ou a consequência delas?

Este assunto é complexo e não conseguiremos destrincha-lo completamente. No entanto, é possível pontuar um pouco a respeito.

Com a mudança do governo federal em 2003 amanheceram esperanças para a maioria da população votante brasileira. Esperanças daqueles que acreditaram na força dos discursos, da retórica e da eloquência crítica a nosso dito “passado tenebroso”. Foi eleito um ser sem educação básica, mas lutador e esperto. Isso porque, para ser eleito, foi capaz de associar-se aos piores políticos brasileiros, que ele sempre condenara aos berros nas portas das fábricas. Mas, essa foi a opção que escolheu, mesmo sabendo que o custo desta associação fosse perfeitamente previsível, pois os que nada fizeram em suas vidas além de roubar o erário público decerto iriam permanecer com esta mesma toada.

Durante os primeiros quatro anos foi sendo gradativamente implantado no Brasil o “SPCS – Sistema Planejado de Corrupção Socialista”. Ao invés de uma ou duas quadrilhas políticas agindo sobre a mansarda, o Brasil foi sendo roubado democraticamente por uma coleção de quadrilhas, organizadas em incontáveis órgãos públicos, pertencendo a diversos partidos, e formando feudos de pura e transparente trampolinagem. Toda a sociedade assistiu e viu o que ocorria, mas a grande maioria permaneceu calada. Quem sabe, talvez acreditando que haveria de chegar o seu momento:

─ “Agora, nós! Agora, nós!!!”…

Mas, dada a ausência de qualquer espaço (tudo já se encontrava dividido e herdado), na verdade, indignados, decerto algum dia dirão:

─ “E nós, caramba!”. A exclamação não será exatamente esta…

Segundo dados publicados pela mídia, em oito anos, cerca de 67 bilhões de reais foram abocanhados pelas quadrilhas. Acreditamos que esses desvios estimados são pequenos, até simplórios, função da fome insaciável dos “infantes“. É possível que o PIB da corrupção seja muito próximo do Produto Interno Bruto real. É muito provável que tenhamos dois “Brasis”: um efetivamente produtivo; outro, fruto da desvairada corrupção assassina.

Mas, por que assassina? – esta é uma questão básica.

Pelo fato de que nada foi investido no país em infraestrutura e serviços sociais considerados essenciais: rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, escolas, hospitais, segurança, habitação, acessibilidade de deficientes e sustentabilidade do território nacional. Em verdade, preferiu-se adotar o “Sistema Social de Esmolas Públicas”, tentando garantir votos futuros (e afirmaram que o Bolsa Escola do governo antecessor era uma safadeza), o qual vem sendo utilizado pelos beneficiados da nova Bolsa, sobretudo para consumir bebidas alcoólicas!

Em especial no nordeste brasileiro, onde a escolha entre trabalhar duro ou frequentar um bar tornou-se óbvia, pela total ausência de educação pública. Conversando com diversos taxistas, ficamos surpresos com a indignação de um deles:

─ Mês passado estive na minha terra, interior da Paraíba, e escutei coisas assim: “Vamos vagabundear e morrer bêbados. Isso é que é felicidade! Até meu irmão mais novo age assim“.

Um senhor tri-bêbado. É muito triste

Alguém tem dúvida de que incutir essa atitude em um ser humano não é um ato criminoso e certamente assassino?…

Acreditamos que os Santos Espertalhões são marionetes amestradas na mão do Chefe Especial. Este sim, o maior canalha brasileiro dos últimos 10.000 anos.

Neste momento estamos assistindo ao julgamento do “Escândalo do Mensalão“, conforme é mundialmente conhecido. O quê devemos esperar?…

Miséria no lixão, mais triste ainda

4 pensamentos sobre “Corrupção Brasileira: Causa ou Consequência?

Aguarde nossa resposta...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s