O descobridor do sarcófago de Tutancâmon


Em todo o mundo, pesquisadores, arqueólogos e egiptólogos estão lembrando que nesta data nascia o arqueólogo britânico, Howard Carter,  descobridor do sarcófago do Faraó Tutancâmon, em 1922. Carter completaria hoje 138 anos de idade.

 Howard Carter examina o sarcófago de Tutancâmon, em 1922

Carter passou várias décadas com uma escavadeira arqueológica explorando locais de sepultamento, em Tebas (hoje Luxor), antes de encontrar o local do Faraó Tutancâmon, com cerca de 3.000 anos de descanso…

Carter o descobriu de forma metódica. Fez todo o trabalho de pesquisa que considerou necessário. Não se limitou a “olhar pela porta aberta de um túmulo”, mas foi o precursor do que provavelmente caracteriza hoje o que é chamado de “arqueologia da paisagem”.

Para tanto, trabalhou no conhecimento da vida dos antigos operários da necrópole egípcia. Sabia tudo sobre a região, as colinas de interesse arqueológico, os caminhos usados pelos egípcios no passado e o que aconteceu quando tempestades atingiram a região. Isto permitiu-lhe identificar os locais mais prováveis para encontrar o que procurava e onde ainda podem existir outros sarcófagos enterrados.

As descobertas milagrosas do arqueólogo

Howard Carter foi meticuloso na sua metodologia”, afirmou um conhecido arqueólogo e egiptólogo. “Eu acho que ele fez milagre“, acrescentando que os arqueólogos modernos ainda são beneficiados pelo o rigor dos trabalhos e levantamentos efetuados por Carter.

Carter não só tinha mais de 5.000 fotografias de artefatos do túmulo de Tutancâmon, como usou sua formação de artista para desenhá-los, um a um. Dizia que “fotografias nem sempre dizem tudo”.

Mesmo sabendo das muitas críticas ainda são feitas ao trabalho de Howard Carter, este site parabeniza o tinhoso e incansável britânico, sempre em sua busca por novos caminhos para a arqueologia. Afinal, descobrir simultaneamente o novo e o antigo, sem tropeçar em alguns atalhos, é inimaginável e de pouca utilidade.

Disse um célebre egiptólogo: “Acho que a verdadeira maravilha de Carter é que, como era movido por sua visão de explorador, foi capaz de controlar-se, indo até o fim de maneira britanicamente metódica.

15 thoughts on “O descobridor do sarcófago de Tutancâmon

      • Caro Álvaro,

        Ainda bem que não temos o seu trabalho para fazer… Mas é assim, um artigo rápido para comemorar a data de nascimento de um dos maiores arqueólogos da História.

        Equipe de Sobre o Ambiente

        Curtir

    • Prezado Gustavo,

      O blog não possui mais fotos do sarcófago do Rei Tut. Nem mesmo do arqueólogo que o descobriu. Sentimos não poder atender a seu pedido.

      Equipe do Sobre o Ambiente

      Curtir

    • Prezada senhora,

      Sobre Tutankamon ou Tutancâmon, sugerimos que faça uma pesquisa na internet. Há mais de 750 mil sites que narram a história do jovem Faraó que morreu assassinado.

      Saudações.

      Equipe de Sobre o Ambiente.

      Curtir

    • Jennifer,
      Muito gratos por seu elogio e por termos sido úteis em termos de conhecimento.
      Se você procurar mais coisas vai encontrar, pois já temos mais de 530 postagens.

      Ricardo Kohn

      Curtir

    • Também consideramos uma boa contribuição para a chamada “arqueologia da paisagem”, que modificou completamente a postura dos arqueólogos de antanho, demonstrando que pesquisadores investigativos precisam estar atentos a todo e qualquer detalhe do que chamam de “desconhecido arqueológico”.

      Curtir

      • De qualquer forma todos estão de parabéns, a arqueologia tem muita coisa a fazer, é preciso empenho mútuo, como o Ricardo Kohn escreveu, é preciso estar atento, existe muito material arqueológico em nosso planeta.

        Curtir

      • Karla Reis,

        Creio ser uma espécie de “arqueólogo frustrado”. Desde criança adorava filmes sobre descobertas arqueológicas.

        Abraço do Ricardo Kohn

        Curtir

Aguarde nossa resposta...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s